Como posso evitar a hepatite C?

 
Não há vacina disponível contra a hepatite C. Como o vírus é muito diferente do vírus da hepatite A e hepatite B, as vacinas da hepatite A e B não agem contra o vírus da hepatite C.
 
A hepatite C não é transmitida através de contatos como tocar, abraçar ou beijar outra pessoa. Nem é transmitida ao tossir, espirrar ou compartilhar alimentos ou bebidas. Contudo, as pessoas que apresentam hepatite C não devem usar os mesmos artigos de higiene que possam causar sangramento, como lâminas de barbear e escovas de dente.
 
Existem maneiras simples de reduzir o risco de contrair a hepatite C. A melhor opção é se informar sobre as formas de transmissão da hepatite C e evitar situações onde o risco de infecção seja maior.

Como a doença é transmitida?
 

O vírus da hepatite C pode ser destruído através da esterilização, mas esta esterilização deve ser realizada corretamente. Para reduzir o risco de contrair a hepatite C por causa de uma esterilização inadequada, evite situações onde há risco de a pele ser lesionada (por exemplo, tatuagem ou piercing). 
 
Sempre use um curativo sobre ferimentos abertos para reduzir o risco de exposição a sangue contaminado.
 
Se tiver de manusear sangue ou hemoderivados, use luvas e tome cuidado com objetos pérfuro-cortantes (por exemplo, agulhas e seringas). Não manuseie sangue com a pele desprotegida, pois você pode sofrer pequenos cortes ou arranhões que não pode ver. 
 
Atualmente, na maioria dos países, o sangue e hemoderivados pré-preparados, que são administrados a outras pessoas pelos profissionais da saúde, são rotineiramente testados em relação ao vírus da hepatite C. Quando apropriado, também são submetidos a um procedimento para inativar o vírus.